segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Desabafo de um estudante brasileiro

Escrevo sobre esse ignóbil tema muito mais como um estudante louco para desabafar sobre o sistema de ensino que o rege do que um pseudo-entendido no assunto. Chorar o sistema que força os jovens brasileiros a optar entre uma educação particular massacrante e cara, pautada no nome da instituição de ensino, à frente do interesse de qualquer aluno e a ridícula educação pública, de seus professores mal-remunerados, escolas caindo aos pedaços e desprezo total aos alunos (coitadas das pobres mentes brilhantes que ainda se arriscam a nascer nesse tipo de campo).

E por que estamos assim? Porque nosso governo prefere pagar mensalidades para manter os alunos na rede pública de ensino, mas não se preocupa com o tipo de escolas que eles encontrarão. Ah, mas educar é formar opinião crítica, maior temor de políticos que almejam se manter no poder. É preferível manter a população brasileira não como povo, mas como público dos desmandos dos chefões, assistindo bestializados à volta de nomes como Antonio Palocci, Renan Calheiros, José Sarney, Paulo Maluf, dentre outros.

Mas de vez em quando o governo resolve parecer competente e ativo, então lança uma ideia para tentar maquiar a falta de investimentos na educação pública, fazendo uma prova que lhes faça sentir melhor frente aos demais alunos. Mas como vivemos num país onde uma mesada é mais importante que um ensino de qualidade, só poderia dar errado. Eis que após tanta expectativa e propaganda do governo, o exame é cancelado. Se vai voltar ou não, pouco importa, a bagunça está feita e não é uma prova, ainda que valha a entrada em certas faculdades, vai resolver de uma hora pra outra. O senhor Sarney não deve gostar da ideia de ver, do alto de sua cadeira de presidente do senado, o povo criar opinião, portanto é melhor maquiar esse problema com uma prova que não cria opiniões. Afinal, feijão tropeiro, 'monabean' e pilhas de níquel são bem instrutivos...

Enquanto não houverem investimentos na educação brasileira, com melhorias na educação pública e nos processos seletivos, continuaremos a ser massa de manobra. Os estudantes, outrora o motor da nação, viraram meros espectadores na mão dos interesses políticos.

(Pedro Forti, assumindo os riscos das futuras críticas a receber)

6 comentários:

  1. QUERO MEU BOLSA FUTURO! Já!

    Arrasou Fuerte!
    ;**

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É...é...Pedro um pouco revolts...Tudo bem, a educação precisa ser mesmo repensada. Não está certo, não nos dias de hoje. Não concordo com algumas críticas mas entendo sua revolta. Porém não podemos só reclamar...temos que fazer algo para mudar. E acho que por hora já estamos fazendo. Eu acho...

    De qualquer forma...belo texto, pedro ^^

    ResponderExcluir
  4. Olha Ariadine, não dá pra continuar assim do jeito que está. Posso ter exagerado, mas é inegável que precisamos de uma mudança já!
    Mas como os estudantes podem mudar alguma coisa, se são moldados para serem massa silenciosa e sucateada nesse país?
    Ah, adorei a proposta Enoe... Bolsa Futuro :]
    E obrigado às duas pela crítica. Cresço mais com as palavras de vocês

    ResponderExcluir
  5. Pense pelo lado bom, foi cancelado. Se tiver outro, vamos poder zoar com as questões esdrúxulas nas comunidades do orkut.
    Graças a Deus. rs

    ResponderExcluir
  6. Huahsuahsua...por nada Pedro...qualquer crítica a me fazer..à vontade. Nd afeta a amizade ^^ rsrsrsrs

    Te adoro, pedrooww
    bjos

    ResponderExcluir