sexta-feira, 25 de março de 2011

O Pescador de pérolas

Cansado de ser o trovador solitário de um mundo de ilusões desfeitas e sonhos abandonados, o homem, buscou nas palavras o seu refúgio. Cansado da amargura dos dias todos iguais, buscou nos sonhos inspiração para seus devaneios. Desceu até o inferno, e nos mostrou a beleza da vida. Visitou o Jardim do Éden, e nos seus versos revelou a perfeição da concepção divina. Lutou contra gigantes, apenas para nos mostrar que a ambição e a maldade podem ser combatidas. Viveu entre os mais carentes, para nos ensinar que as mais lindas pérolas são dragadas do lodo do fundo do mar. Caminhou por todas as nações, compreendendo ricos e pobres, peregrinando por religiões e costumes as mais diversas. Trabalhou ao lado de muçulmanos e cristãos, judeus e pagãos, agnósticos e ateus. Percebeu que ao entardecer, todos sentiam a mesma fome e o mesmo cansaço. Foi talvez o primeiro a perceber que a felicidade é o fim de todos os povos, de todos os credos, de todas as culturas. 

Cultivou a terra ao lado do camponês, para entender que a sua função é semear idéias. Idéias que espalhadas pelo vento itinerante, frutificarão em um mundo, que do canto do poeta surgirá ainda mais belo. Construiu a Arca de Noé, para nos mostrar que acreditar no impossível tem a incomparável capacidade de salvar a humanidade do afogamento iminente em seus próprios vícios. Viveu amores platônicos, e se machucou. Do sofrimento, fez monumento em palavras. Das lágrimas fez esculturas em diamante.                                               
Sons, ritmos, significados, todos unidos e multiplicados. Amplificados pela habilidade do homem que ainda possui a audácia de construir paraísos distantes. Mostrou que “não existe impossível, apenas impossibilitados”. Dissecou personalidades, com a indulgência de quem entende a “diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar a alma”. Analisou os sentimentos humanos com a riqueza de detalhes de quem observa a um espetáculo assistido de cima. Enquanto houver uma batalha a ser travada, uma injustiça a ser repelida, o poeta ainda terá um motivo pelo qual viver, mesmo que apenas na voz de seus personagens. Enquanto suas mensagens ecoarem no coração das pessoas, a chama exuberante de sua vida permanecerá sempre acessa.            
Como pode então ser entendido o homem, se dividido em dois extremos intangíveis. Em uma parcela do infinito o homem que ama. Na outra, o espectro de quem sofre. Homem, sinfonia do absurdo. Pode alguém além do poeta, além da inspiração incerta, entender um ser tão contraditório quanto homem?

(Edson de Sousa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário